Ray Brown - Imagem: Thunder Row |
por redação
Fonte: Wikpédia | Música nas Veias (Zuza Homem de Mello)| Clube do Jazz | E-Jazz
BASS_LIFE - Ray Brown, nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia. Começou aprendendo piano, mas decidiu-se pelo baixo por considerá-lo mais fácil e acabou por aprender a tocar o instrumento de ouvido, sem o auxílio de professores. Decidiu tentar a sorte em Nova York. Acabou por ingressar numa big band com Duke Ellington. Aos dezenove anos conheceu um dos maiores trompetistas do jazz, Dizzy Gillespie, entrando na banda de Dizzy, ao lado de Charlie Parker e Bud Powell. Participando junto com Gillespie do filme Jiving in Bebop, de 1947. Em 1948 casou-se com a cantora Ella Fitzgerald, embora o matrimônio tenha durado apenas quatro anos, Ella e Ray tiveram um filho, Ray Brown Jr. que acabou por se tornar pianista.
Em seus quatro anos de casamento, o trio de Ray Brown tocou ao lado de Ella em vários concertos. Participou de 1951 a 1966 do Oscar Peterson Trio, viajando ao redor de todo o mundo para tocar, se apresentado ao lado dos grande nomes do Jazz.
Após o término do Oscar Peterson Trio, mudou-se para Los Angeles onde atuou como empresário de vários artistas e bandas, sem deixar de tocar e gravar. Com o Ray Brown Trio, se apresentou em vários concertos ao lado de Gene Harris. Morreu cochilando, antes de um concerto, em 2002. Em 2003, Ray Brown foi colocado no Hall da Fama do Jazz.
Ray veio pela primeira vez ao Brasil, em 1968. Em 2000, Ray Brown veio ao Free Jazz Festival, com seu trio que foi considerado como a melhor atração daquela edição.
Na época de Ray, os maiores contrabaixistas eram Charles Mingus, Red Mischell, Percy Heath e Oscar Pettiford, considerado o gênio do contrabaixo.
Discografia
1956, Bass Hit!, Norgran
1965, Ray Brown with Milt Jackson, Verve
1979, Live At Concord Jazz Festival, Concord Jazz
1984, Soular Energy, Groove Note
1988, Two Bass Hits!, Capri
1989, Black Orpheus, Evidence
1995,Seven Steps to Heaven, Telarc
1998, Some of my Best Friends are... Singers!, Telarc
1999, Christmas Songs With Ray Brown, Telarc
1999, Ultimate Ray Brown, Polygram
2000, The Duo Sessions, Concord Jazz
2002, The Best of Concord Years, Concord Jazz
2003, Live From New York to Tokyi, Concord Jazz
Comentários
Postar um comentário
Bem vindo ao maravilhoso mundo dos graves