Pular para o conteúdo principal

RAY BROWN - Um dos grandes baixistas de jazz (1926-2002)

Ray Brown - Imagem: Thunder Row

por redação
Fonte: Wikpédia | Música nas Veias (Zuza Homem de Mello)| Clube do Jazz | E-Jazz

BASS_LIFE - Ray Brown, nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia. Começou aprendendo piano, mas decidiu-se pelo baixo por considerá-lo mais fácil e acabou por aprender a tocar o instrumento de ouvido, sem o auxílio de professores. Decidiu tentar a sorte em Nova York. Acabou por ingressar numa big band com Duke Ellington. Aos dezenove anos conheceu um dos maiores trompetistas do jazz, Dizzy Gillespie, entrando na banda de Dizzy, ao lado de Charlie Parker e Bud Powell. Participando junto com Gillespie do filme Jiving in Bebop, de 1947. Em 1948 casou-se com a cantora Ella Fitzgerald, embora o matrimônio tenha durado apenas quatro anos, Ella e Ray tiveram um filho, Ray Brown Jr. que acabou por se tornar pianista.


Em seus quatro anos de casamento, o trio de Ray Brown tocou ao lado de Ella em vários concertos. Participou de 1951 a 1966 do Oscar Peterson Trio, viajando ao redor de todo o mundo para tocar, se apresentado ao lado dos grande nomes do Jazz.


Após o término do Oscar Peterson Trio, mudou-se para Los Angeles onde atuou como empresário de vários artistas e bandas, sem deixar de tocar e gravar. Com o Ray Brown Trio, se apresentou em vários concertos ao lado de Gene Harris. Morreu cochilando, antes de um concerto, em 2002. Em 2003, Ray Brown foi colocado no Hall da Fama do Jazz.


Ray veio pela primeira vez ao Brasil, em 1968. Em 2000, Ray Brown veio ao Free Jazz Festival, com seu trio que foi considerado como a melhor atração daquela edição.

Na época de Ray, os maiores contrabaixistas eram Charles Mingus, Red Mischell, Percy Heath e Oscar Pettiford, considerado o gênio do contrabaixo.

Discografia

1956, Bass Hit!, Norgran

1965, Ray Brown with Milt Jackson, Verve

1979, Live At Concord Jazz Festival, Concord Jazz

1984, Soular Energy, Groove Note

1988, Two Bass Hits!, Capri

1989, Black Orpheus, Evidence

1995,Seven Steps to Heaven, Telarc

1998, Some of my Best Friends are... Singers!, Telarc

1999, Christmas Songs With Ray Brown, Telarc

1999, Ultimate Ray Brown, Polygram

2000, The Duo Sessions, Concord Jazz

2002, The Best of Concord Years, Concord Jazz

2003, Live From New York to Tokyi, Concord Jazz



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAL WILKENFELD - A menina prodígio do grave

Tal Wilkenfeld - Imagem: Guillaume_Laurent por redação BASS_LIFE -  Início da vida - Wilkenfeld começou a tocar guitarra quando tinha quatorze anos de idade. Dois anos mais tarde, em 2002, ela caiu fora da escola, em Sydney e emigrou para o Estados Unidos , onde estudou guitarra elétrica. Dentro de um ano, ela tinha mudado para baixo elétrico. Wilkenfeld graduou-se em Los Angeles Music Academy College of Music , em 2004. Depois de alguns meses ela aceitou um endosso de Sadowsky Guitars ; dedicando-se a formar uma banda e compor canções próprias. Em 2004, aos 18 anos, ela se mudou para Nova York e começou a fazer um nome para si mesma em clubes de jazz de Nova York. Carreira profissional - Em 2006 Wilkenfeld ficou realizada, sendo convidada para tocar com The Allman Brothers Band e gravou todo o seu álbum de estreia, transformação em apenas dois dias, quando ela tinha 20 anos. A linha de baixo foi composto, produzido, arranjado por ela e tocou baixo em sete melodias

KRISTEN PFAFF: a baixista do rock alternativo

Kristen Pfaff foi baixista da Hole, banda da vocalista Courtney Love - viúva de Kurt Cobain - Imagem: Reprodução/Kboing por redação BASS_LIFE - Em continuação dos relatos de contrabaixistas, que em nossa ótica classificamos como os melhores em seus estilos, vamos nós dedicar hoje a uma garota que muito nos impressionou com seu estilo próprio de tocar o instrumento. Estamos falando de Kristen Pfaff , que não mais ente nós, mas que deixou seu legado musical. Kristen Marie Pfaff , foi uma baixista americana, nascida e criada na cidade de Buffalo , conhecida pelo seu trabalho com a banda de rock alternativo chamada Hole , entre 1993 e 1994 . Kristen chegou a passar um curto período pela Europa e, também, por um curto espaço de tempo, estudou em Boston College , terminando seus estudos na University of Minnesota . Estudou piano clássico e cello. Enquanto estava em Minneapolis, Minnesota , seguindo com sua graduação, Kristen aprendeu a tocar contrabaixo sozinha. Ela, junt

Mohini Dey: talento indiano no contrabaixo

Imagem: Reprodução/Jazz in Índia por redação BASS_LIFE - Mohini Dey é uma baixista indiana. Em 2015 , ela foi eleita pela revista Forbes da Índia como "um dos 30 jovens, abaixo dos 30 anos, mais influentes do país". Filha do também baixista Sujoy Dey , ela tem sido considerada um prodígio por muitos músicos. Não a toa, já trabalhou com músicos como John McLaughlin, A R Rahman, Zakir Hussain , e mais recentemente Steve Vai . Mohini Dey  começou a aprender contrabaixo aos 3 de idade e aos 10 anos já tocava em concertos e gravações. Mohini se sente mais feliz quando está com seu baixo SDGR . Mohini diz: " quando eu era uma criança pequena, eu ficava atraída pelo contrabaixo do meu pai. Ele notou meu interesse e começou a me ensinar. Graças a ele e toda a minha família, eu sou capaz de fazer o que eu realmente gosto ... eu quero.. Para ser um músico versátil, assim como meu pai ... Eu adoro" . Easy tasks! Easy Money! Curso de Produção