Pular para o conteúdo principal

Michael Manring - Reinventando a forma de tocar contrabaixo

Imagem: Reprodução/Divulgação

por redação

BASS_LIFE - Dedicamos nosso tempo em mais uma postagem. Desta vez o foco está direcionado para Michael Manring, nascido em 27 de junho de 1960, na cidade americana de Annapolis, na Área da Baía de San Francisco, Califórnia do Norte.

A família de Michael Manring vivia em Norfolk, Virginia e mudou-se para os subúrbios de Washington, DC, em 1969. Os membros da família eram muito ativos musicalmente, proporcionando um terreno fértil para o desenvolvimento musical de Michael. Ele e seu irmão Doug-guitarrista e baterista, (mais tarde viveram muito tempo no Japão), formou um grupo de ritmo muito ativo ainda no ensino médio. Logo após começou a se aventurar por rock, jazz e fusion, tocando de rock clássicos nas festas de cerveja ou pop padrões em restaurantes e em casamentos.


Manring foi um aluno do baixista Peter Princiotto da área de Spring Hill, Virgínia. Ele começou a estudar na Berklee College of Music em Boston, Massachusetts no final da década de 1970, mas cancelou seus estudos em 1979, devido ao grande volume de trabalho que ele já vinha assumindo, em turnê com várias bandas diferentes, como a banda de rock progressivo entrando na lista. Durante seu tempo na Berklee College ele usou todas as oportunidades para tocar com músicos diversificados e bandas. Na década de 1980, Michael estudou e viajou com o lendário Jaco Pastorius onde começou a desenvolver seu próprio estilo.


Além de uma longa permanência na década de 1980 como baixista residente da casa Windham Hill Records, Manring conseguiu gravou com Spastic Ink, Alex Skolnick (nas faixas Skol-Patrol e Attention Deficit, também com Tim Alexander de Primus), Larry Kassin, Tom Darter, Steve Morse, David Cullen, Alex de Grassi, Will Ackerman e muitos outros músicos notáveis. Michael encabeçou a sua própria banda, Montreux, ao longo dos anos 1980. Ele tem sido um membro de Miles Yo!, Henry Kaiser e Wadada Leo Smith's Miles Davis banda de tributo, desde o seu início. Em 1994 Manring foi eleito "Baixista do Ano" pelos leitores da revista Bass Player. O nome de Manring também está ligado com o de fingerstyle do guitarrista Michael Hedges, que era um amigo querido e colega do músico. Manring fez várias turnês com Hedges e tocou em todos os álbuns dele, exceto um. Manring é conhecido como um artista humilde e gracioso ao vivo, com uma habilidade peculiar para a improvisação com músicos convidados.


Desde 2005 Manring é membro da banda DeMania fazendo dobradinhas com o guitarrista Alex de Grassi e percussionista Christopher Garcia.

Michael Manring permanece ativo, viajando pelo mundo para apresentações e palestras. Ele vive em Oakland, Califórnia.

Equipamentos que usa:

Manring usa um baixo personalizado Zon Guitars, os Hyperbass chamados Zon, um instrumento muito flexível, que foi desenvolvido por Joseph Zon e Manring. Cravelhas especiais e uma ponte especial para permitir mudança de ajuste instantâneo de cordas individuais, bem como de todas as cordas simultaneamente pela ação de várias alavancas pequenas, um sistema como o do TransTrem guitarra. O desenvolvimento deste modelo especial foi causada pelo uso Manring de afinação aberta. Quando Manring começou a usar afinações de mudança durante pedaços girando as estacas durante a música,  ele logo percebeu as limitações desta abordagem. Primeiro ele tentou superar essas limitações, com um baixo  normal Sting Ray Bass, mas depois começou a desenvolver o Hyperbass com a Zon. O Hyperbass tem Bartolini pickups para cada corda e quatro Fishman Transducer para os sinais do corpo dos instrumentos.

Para além do Hyperbass, Manring utiliza uma frota de instrumentos. Uma lista em seu site dá os seguintes modelos:

  •     Zon Legacy Elite Special fretless, aka "Bub"
  •     Homemade Jazz Bass-style fretless
  •     Zon Michael Manring Hyperbass
  •     Zon Custom Fretless, aka "Junior" or "Son of Bub"
  •     Larrivee 5-string fretless acoustic bass guitar
  •     MusicMan Stingray fretless
  •     Paroutaud Music Laboratories 5-string fretless Infinite Sustain prototype
  •     PRS fretless
  •     Riverhead Unicorn fretless
  •     Riverhead Unicorn fretted bass
  •     Zon prototype headless fretted bass, aka "Vinny"
  •     Zon Legacy Elite 6-string fretless
  •     Zon prototype Legacy 10-string bass (5 x 2).

Manring usa vários amplificadores de baixo, entre outros Baixo Mo SWR "ampères", um amplificador de baixo de multi efeito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAL WILKENFELD - A menina prodígio do grave

Tal Wilkenfeld - Imagem: Guillaume_Laurent por redação BASS_LIFE -  Início da vida - Wilkenfeld começou a tocar guitarra quando tinha quatorze anos de idade. Dois anos mais tarde, em 2002, ela caiu fora da escola, em Sydney e emigrou para o Estados Unidos , onde estudou guitarra elétrica. Dentro de um ano, ela tinha mudado para baixo elétrico. Wilkenfeld graduou-se em Los Angeles Music Academy College of Music , em 2004. Depois de alguns meses ela aceitou um endosso de Sadowsky Guitars ; dedicando-se a formar uma banda e compor canções próprias. Em 2004, aos 18 anos, ela se mudou para Nova York e começou a fazer um nome para si mesma em clubes de jazz de Nova York. Carreira profissional - Em 2006 Wilkenfeld ficou realizada, sendo convidada para tocar com The Allman Brothers Band e gravou todo o seu álbum de estreia, transformação em apenas dois dias, quando ela tinha 20 anos. A linha de baixo foi composto, produzido, arranjado por ela e tocou baixo em sete melodias

KRISTEN PFAFF: a baixista do rock alternativo

Kristen Pfaff foi baixista da Hole, banda da vocalista Courtney Love - viúva de Kurt Cobain - Imagem: Reprodução/Kboing por redação BASS_LIFE - Em continuação dos relatos de contrabaixistas, que em nossa ótica classificamos como os melhores em seus estilos, vamos nós dedicar hoje a uma garota que muito nos impressionou com seu estilo próprio de tocar o instrumento. Estamos falando de Kristen Pfaff , que não mais ente nós, mas que deixou seu legado musical. Kristen Marie Pfaff , foi uma baixista americana, nascida e criada na cidade de Buffalo , conhecida pelo seu trabalho com a banda de rock alternativo chamada Hole , entre 1993 e 1994 . Kristen chegou a passar um curto período pela Europa e, também, por um curto espaço de tempo, estudou em Boston College , terminando seus estudos na University of Minnesota . Estudou piano clássico e cello. Enquanto estava em Minneapolis, Minnesota , seguindo com sua graduação, Kristen aprendeu a tocar contrabaixo sozinha. Ela, junt

Mohini Dey: talento indiano no contrabaixo

Imagem: Reprodução/Jazz in Índia por redação BASS_LIFE - Mohini Dey é uma baixista indiana. Em 2015 , ela foi eleita pela revista Forbes da Índia como "um dos 30 jovens, abaixo dos 30 anos, mais influentes do país". Filha do também baixista Sujoy Dey , ela tem sido considerada um prodígio por muitos músicos. Não a toa, já trabalhou com músicos como John McLaughlin, A R Rahman, Zakir Hussain , e mais recentemente Steve Vai . Mohini Dey  começou a aprender contrabaixo aos 3 de idade e aos 10 anos já tocava em concertos e gravações. Mohini se sente mais feliz quando está com seu baixo SDGR . Mohini diz: " quando eu era uma criança pequena, eu ficava atraída pelo contrabaixo do meu pai. Ele notou meu interesse e começou a me ensinar. Graças a ele e toda a minha família, eu sou capaz de fazer o que eu realmente gosto ... eu quero.. Para ser um músico versátil, assim como meu pai ... Eu adoro" . Easy tasks! Easy Money! Curso de Produção