Pular para o conteúdo principal

Quando tudo começou: a história da Telecaster®


Imagem: Reprodução/Divulgação/Fender

por Fender

A história por trás da guitarra que revolucionou a música!

Bass_Life - Quando lançaram a Telecaster no início de 1951, Leo Fender e os funcionários de uma então pequena empresa do sul da Califórnia, sabiam que tinham construído um instrumento revolucionário, mas de modo algum tinham ideia do tamanho e alcance da revolução musical desencadeada pela sua inusitada invenção.

Não era uma conclusão antecipada que um tal instrumento tivesse êxito; Na época alguns zombaram e riram da Telecaster® quando ela foi oficialmente revelada naquele ano durante a maior feira da indústria dos EUA, zombando-a como uma "pá de barco" e uma "pá de neve". Mas esse tipo de piada não durou muito.

Isso porque os músicos rapidamente perceberam que a Fender® tinha lhes dado algo não só novo e incomum, mais bem projetado, fácil de tocar, eficiente, robusta, acessível e, acima de tudo, com um excelente som. Embora as guitarras eletrificadas estivessem em várias formas desde os anos 20, Leo Fender e seu círculo íntimo haviam trabalhado ao longo dos anos 40 e no início da nova década para projetar e aperfeiçoar algo que realmente não existia antes - um modelo de guitarra em madeira maciça produzida em larga escala, com corpo sólido e estilo clássico (espanhol).

A guitarra

Várias das características da Telecaster® foram realizadas a partir das guitarras havaianas, que a Fender® já vinha fabricando desde 1946 - algumas características eram: a tampa da ponte "cinzeiro", knobs cromados, tarraxas Kluson e a combinação de ponte e captação de ponte em uma coisa só. Ao contrário de muitas guitarras existentes na época, as cordas da Telecaster foram puxadas diretamente sobre a porca, com todas as tarraxas de um lado do headstock - ideias que o próprio Leo disse ter se inspirado nas guitarras folclóricas Istrian do século 19 e das guitarras vienenses Staufer.

O layout da Telecaster® era simples - dois botões e uma chave de três posições, mas a função combinada deles não era tão simples como se poderia supor no início. O botão frontal sempre controlava o volume principal, mas o botão traseiro nem sempre era um botão de master tone. Em 1951, colocando o seletor na posição traseira (ponte), ambos os captadores, com o botão traseiro servindo como um controle de mistura que administrava a quantidade de som do braço misturado no som do captador da ponte.

Este arranjo de controle foi "simplificado" em 1952 para o que ficou conhecido como o layout de controle convencional da Telecaster. Após esta mudança, colocando o seletor na posição traseira (ponte) mantendo o captador da ponte sozinho, com o botão traseiro agindo como um controle de tom adequado. O seletor na posição média entregou o captador do braço sozinho, com o botão traseiro novamente agindo como um controle de tonalidade. O seletor na posição frontal (braço) acionava o captador do braço sozinho com o som mais grave predefinido e um botão traseiro que não funcionava (como antes). Neste esquema de controle, não havia nenhuma configuração de interruptor em que ambos os captadores estivessem ao mesmo tempo, um arranjo que durou até o final dos anos 1960. No entanto, os guitarristas descobriram rapidamente que o interruptor de três posições da Telecaster® poderia ser precariamente equilibrado nas duas posições de comutação intermédias para fornecer sons em fase ou fora de fase (dependendo da polaridade dos captadores) em que ambos os pickups estavam em funcionamento (um recurso de design não intencional explorado pelos guitarristas numa extensão ainda maior na Stratocaster®).

Ao contrário de qualquer guitarra que veio antes, a Telecaster® tinha um som incrivelmente brilhante e limpo.

Ainda hoje, 60 anos após sua invenção, uma Telecaster moderna básica difere exteriormente muito pouco de seus antepassados de 1951. Sua simplicidade e eficiência como uma guitarra solidamente confiável mantiveram marcas de seu projeto ao longo dos anos 50, como certamente o fariam ao longo das décadas subsequentes.

Os músicos

Abaixo criamos uma lista dos maiores nomes que já tocaram com uma Telecaster®:

  • Buck Owens
  • Steve Cropper
  • Eric Clapton
  • Jimmy Page
  • Luther Perkins
  • Jimmy Wyble
  • Charlie Aldrich
  • Jimmy Bryant
  • Roy Watkins
  • Bill Carson
  • Merle Haggard
  • Waylon Jennings
  • James Burton
  • Muddy Waters
  • B.B. King
  • Clarence "Gatemouth" Brown
  • Roy Buchanan
  • Pete Townshend
  • Syd Barrett (Pink Floyd)
  • Clarence White (the Byrds)
  • Albert Lee
  • Keith Richards
  • George Harrison
  • Joe Strummer
  • Ritchie Kotzen (Winery Dogs, Mr. Big, Poison)
  • Danny Gatton
  • Andy Summers (the Police)
  • Steve Howe (Yes)
  • Chrissie Hynde (Pretenders)
  • Graham Coxon (Blur)
  • Jonny Greenwood (Radiohead)

Curso de Produção de Eventos

COTE AGORA SEU SEGURO VIAGEM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAL WILKENFELD - A menina prodígio do grave

Tal Wilkenfeld - Imagem: Guillaume_Laurent por redação BASS_LIFE -  Início da vida - Wilkenfeld começou a tocar guitarra quando tinha quatorze anos de idade. Dois anos mais tarde, em 2002, ela caiu fora da escola, em Sydney e emigrou para o Estados Unidos , onde estudou guitarra elétrica. Dentro de um ano, ela tinha mudado para baixo elétrico. Wilkenfeld graduou-se em Los Angeles Music Academy College of Music , em 2004. Depois de alguns meses ela aceitou um endosso de Sadowsky Guitars ; dedicando-se a formar uma banda e compor canções próprias. Em 2004, aos 18 anos, ela se mudou para Nova York e começou a fazer um nome para si mesma em clubes de jazz de Nova York. Carreira profissional - Em 2006 Wilkenfeld ficou realizada, sendo convidada para tocar com The Allman Brothers Band e gravou todo o seu álbum de estreia, transformação em apenas dois dias, quando ela tinha 20 anos. A linha de baixo foi composto, produzido, arranjado por ela e tocou baixo em sete melodias

KRISTEN PFAFF: a baixista do rock alternativo

Kristen Pfaff foi baixista da Hole, banda da vocalista Courtney Love - viúva de Kurt Cobain - Imagem: Reprodução/Kboing por redação BASS_LIFE - Em continuação dos relatos de contrabaixistas, que em nossa ótica classificamos como os melhores em seus estilos, vamos nós dedicar hoje a uma garota que muito nos impressionou com seu estilo próprio de tocar o instrumento. Estamos falando de Kristen Pfaff , que não mais ente nós, mas que deixou seu legado musical. Kristen Marie Pfaff , foi uma baixista americana, nascida e criada na cidade de Buffalo , conhecida pelo seu trabalho com a banda de rock alternativo chamada Hole , entre 1993 e 1994 . Kristen chegou a passar um curto período pela Europa e, também, por um curto espaço de tempo, estudou em Boston College , terminando seus estudos na University of Minnesota . Estudou piano clássico e cello. Enquanto estava em Minneapolis, Minnesota , seguindo com sua graduação, Kristen aprendeu a tocar contrabaixo sozinha. Ela, junt

Mohini Dey: talento indiano no contrabaixo

Imagem: Reprodução/Jazz in Índia por redação BASS_LIFE - Mohini Dey é uma baixista indiana. Em 2015 , ela foi eleita pela revista Forbes da Índia como "um dos 30 jovens, abaixo dos 30 anos, mais influentes do país". Filha do também baixista Sujoy Dey , ela tem sido considerada um prodígio por muitos músicos. Não a toa, já trabalhou com músicos como John McLaughlin, A R Rahman, Zakir Hussain , e mais recentemente Steve Vai . Mohini Dey  começou a aprender contrabaixo aos 3 de idade e aos 10 anos já tocava em concertos e gravações. Mohini se sente mais feliz quando está com seu baixo SDGR . Mohini diz: " quando eu era uma criança pequena, eu ficava atraída pelo contrabaixo do meu pai. Ele notou meu interesse e começou a me ensinar. Graças a ele e toda a minha família, eu sou capaz de fazer o que eu realmente gosto ... eu quero.. Para ser um músico versátil, assim como meu pai ... Eu adoro" . Easy tasks! Easy Money! Curso de Produção